Leiria-Fátima: Vida consagrada deve assentar numa relação sólida com Cristo, diz bispo

Leiria, 15 out 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima abriu o novo ano de formação teológica na Escola InterNoviciados desafiando os candidatos a uma relação sólida com Jesus, fonte e suporte de qualquer vida consagrada.

Em declarações enviadas hoje à Agência ECCLESIA, pelo gabinete de informação e comunicação da diocese, D. António Marto sublinha que “o mestre do Noviciado é Cristo”, que “ao longo do caminho vai educando” os “discípulos”, para “que eles passem duma adesão teórica a uma aceitação experiencial”.

“Jesus procura fazer clareza nas motivações e disposições em ordem a fortificar a resposta” dos candidatos, salienta o prelado, mostrando-se entusiasmado com a disponibilidade com que os mais novos “continuam a fazer esta experiência profunda do amor do Senhor”.

Segundo a Enciclopédia Católica, “o noviciado é o período de iniciação à vida religiosa, durante o qual o noviço ou a noviça faz o discernimento da sua vocação, passa a conhecer melhor o carisma e o modo de viver” de determinado “instituto” religioso, “adquire a formação necessária, comprova o seu propósito e a sua idoneidade, permitindo aos responsáveis julgar da sua admissão à profissão”.

GIC/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top