O clero da Diocese de Leiria-Fátima esteve reunido para refletir sobre o tema «Dinâmica de liderança, escolha de colaboradores e a sua capacitação»
Leiria-Fátima, 02 fev 2019 (Ecclesia) – D. António Marto apontou, num curso de formação do clero diocesano, as três imagens de liderança que Cristo deixou “o servo, o pastor e o administrador”.
No curso de formação sobre a “Dinâmica de liderança, escolha de colaboradores e a sua capacitação” o bispo de Leiria-Fátima definiu Jesus Cristo como o grande líder, o “mais importante e inspirador” .
“Referindo o ministério do padre como um serviço de amor e dedicação ao povo de Deus, a liderança do pastor que conhece aqueles a quem se dedica, sabe fazer-se próximo, cuidar e guiar pessoas e comunidades e é capaz de administrar, promovendo a comunhão de dons, bens e talentos espirituais, pessoais e materiais”, pode ler-se numa nota de conclusão enviada hoje à Agência ECCLESIA.
D. António Marto fez, em jeito de conclusão, um apelo aos sacerdotes para cuidarem a pastoral juvenil e as transformações dos nossos tempos.
“Um maior cuidado no despertar de vocações sacerdotais e proporcionar o conhecimento da nota pastoral sobre o acompanhamento dos fiéis divorciados a viver em nova união e dispor-se a dar esta ajuda espiritual e pastoral àqueles que a desejarem”, refere a nota.
Foi ainda sublinhada a importância do tema da liderança e da sua “aplicação à missão pastoral” o que pode levar “à promoção da co-responsabilidade dos fiéis leigos, a escolha de colaboradores e a ajuda uns aos outros para avançar”.
O curso que decorreu na Casa Geral das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Linda-a-Pastora, foi orientado pelo presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE), João Pedro Tavares, e outros colaboradores.
Realizado em dois turnos o curso contou com mais de 60 sacerdotes participantes que consideraram “um bom desafio para o papel de líderes”, e que tinham sido “positivamente provocados”.
SN