Leiria-Fátima: Solenidade da dedicação da catedral vai ser assinalada com instituição em ministérios e envio de missionários

Bispo da diocese, D. António Marto, preside hoje à celebração às 19h15

Leiria, 13 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai presidir à Eucaristia da dedicação da Catedral hoje às 19h15, onde vai instituir seminaristas nos ministérios de acólito e de leitor e celebrar o rito de envio de missionários do Caminho Neocatecumenal.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima assinala que participar na celebração da solenidade da dedicação da Sé “ajuda a avivar e alimentar” a consciência da Igreja diocesana reunida à volta do seu bispo.

“Torna-se ainda ocasião de apoio aos seminaristas que vão ser instituídos e aos outros, na sua vocação para o ministério presbiteral, e de consciencialização de que toda a Igreja é enviada em missão para testemunhar a todos o amor de Deus e partilhar o dom da fé”, acrescenta o padre Jorge Guarda, no sítio online da diocese.

Na Eucaristia a partir das 19h15 na Sé de Leiria, D. António Marto vai instituir nos ministérios de acólito e de leitor, respetivamente, os seminaristas Eduardo Caseiro, da Paróquia da Barreira, e Rui Ruivo, do Juncal em Porto de Mós.

“As funções destes ministérios podem ser confiados a fiéis leigos, todavia, na prática, só o recebem os jovens ou adultos orientados para a ordenação de diácono ou sacerdote”, explica o vigário Geral de Leiria-Fátima.

A solenidade na catedral vai ficar ainda marcada pelo rito de envio de missionários do Caminho Neocatecumenal: A família Nelson e Patrícia Jerónimo com os filhos Samuel, Josué e Tomé, dos Marrazes, que vão para a Sérvia, e a jovem Sandra Dias, de Monte Redondo, vai para Espanha.

O padre Jorge Guarda refere que a dedicação de uma igreja é a celebração onde o “bispo consagra a Deus um lugar ou edifício de culto, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas”.

A igreja catedral tem “grande significado” simbólico porque é onde se encontra a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top