D: António Marto vai presidir a vigília de oração pelos seminários
Leiria, 04 nov 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Leira-Fátima divulgou um vídeo que procura dar a conhecer o percurso de formação até ao sacerdócio, no contexto da Semana dos Seminários 2020, que a Igreja Católica celebra desde domingo.
“Seminário é uma casa onde se aprende a seguir Jesus com vista a uma ordenação sacerdotal, a ser padre, por isso tem como missão formar homens capazes de amar e viver segundo a radicalidade do Evangelho”, explica Miguel Francisco, seminarista do 1.º ano.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Leiria-Fátima, o jovem de 19 anos, natural da Paróquia do Souto da Carpalhosa, apresentou momentos e movimentos da Igreja que foram “importantes no discernimento vocacional”, como dar catequese, as atividades escutistas ou o projeto de voluntariado do Santuário de Fátima.
O bispo de Leiria-Fátima vai presidir este sábado a uma vigília de oração, a partir das 21h30, na igreja do seminário.
“A semana anualmente dedicada ao Seminário constitui um apelo ao interesse e empenho de toda a comunidade diocesana para dar apoio às vocações sacerdotais e manifestar o seu afeto e colaboração com a instituição onde elas amadurecem e se preparam os futuros pastores para as comunidades cristãs”, escreveu o cardeal D. António Marto, na sua mensagem.
O padre Eduardo Caseiro, diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã e do Serviço da Pastoral do Ensino Superior, dirige-se aos cristãos e afirma que como homens e mulheres “de bem” são convidados “também a participar da missão de Jesus”.
“A fascinante missão de Jesus era anunciar a vinda de algo muito maior e muito melhor, anunciar a igualdade que une todos os homens e todas as mulheres de todos os tempos, anunciar o grande mandamento do amor que é capaz de transformar o mundo e as relações”, exemplificou.
A vocação ao sacerdócio é uma das formas específicas de pôr em prática a missão de Jesus e os padres fazem isso ao “anunciar o Evangelho, celebrar os sacramentos, na prática da caridade”, uma “missão a tempo inteiro”.
A Diocese de Leiria-Fátima indica que o vídeo pode ser um ponto de partida para uma catequese e em diversas atividades pastorais.
Para a Semana dos Seminários 2020 existem diversos subsídios que incluem um guião, sugestões de catequeses e aulas da disciplina de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica, o hino e um cartaz, que foram preparados pelos formadores das dioceses do Algarve, Beja e Évora e estão disponíveis no sítio online da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.
CB/OC