Projeto para todas as faixas etárias quer relevar a «identidade e a história da Igreja local»
Leiria, 14 dez 2017 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima está a disponibilizar materiais de formação no âmbito do tema pastoral deste ano, centrado no Centenário da Restauração da Diocese.
Numa nota publicada online, aquele organismo realça a importância de despertar “crianças, adolescentes, jovens e adultos” para a realidade onde estão inseridos, e reforçar a “consciência diocesana” das comunidades que são chamadas a “viver em Igreja amando-a mais e melhor”.
Estas ‘Catequeses sobre a Diocese’, contidas na página do SDC são inspiradas na carta pastoral ‘A Alegria de ser Igreja em Missão’, de D. António Marto, e foram preparadas especificamente para cada faixa etária.
No total são 23 páginas que relevam a “identidade e a história da Igreja local”, criada originalmente pelo Papa João Paulo III em 1545, a pedido do rei D. João III, mas foi depois extinta em 1882.
A Diocese de Leiria haveria de ser restaurada a 17 de janeiro de 1918, pela mão do Papa Bento XV, tendo recebido a 13 de maio de 1984, por decreto da Santa Sé, a atual denominação de ‘Diocese de Leiria-Fátima’.
Na sua carta pastoral para este centenário, D. António Marto realça “uma data que deve ser comemorada, meditada e festejada como tempo de graça e de renovação espiritual e pastoral”.
“Como povo de Deus somos chamados a fazer memória de uma história de que somos herdeiros, a revisitá-la, a relê-la na perspetiva das maravilhas que Deus realizou no nosso povo e do louvor que elas suscitam em nós tal como acontece na Bíblia”, escreveu o bispo de Leiria-Fátima.
O programa do ano jubilar inclui, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2018, um concerto comemorativo (21h00) e a Missa (16h00), na Sé de Leiria.
JCP