Leiria-Fátima: Momento «novo» fomentado pelo Papa Francisco

Fátima, Santarém, 05 nov 2014 (Ecclesia) – O pároco de Fátima representou a diocese na reunião que debateu a aplicação das propostas da renovação pastoral pelas dioceses portuguesas e destacou o momento novo “muito interessante, com maior zelo” impulsionado pelo Papa Francisco.

“Nós com frequência preocupamo-nos com as estruturas, com organizar, com setores que são necessários e importantes mas às vezes esquecemos o aspeto da alegria do Evangelho que não conhece barreiras, países, limites que deve ir a todo o lado”, começou por assinalar o padre Rui Marto, diretor do Serviço para a Vida Consagrada, à Agência ECCLESIA.

“Neste momento vivemos este aspeto muito interessante com maior zelo. É o Papa que convida a sermos missionários de Cristo através da alegria”, acrescentou.

O sacerdote representou a Diocese de Leiria-Fátima no encontro promovido pela Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização que debateu a renovação pastoral com base no documento – Promover a renovação da Pastoral da Igreja em Portugal – apresentado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em abril de 2013.

O padre Rui Marto destaca que a pastoral desenvolvida pretende chegar a todos, mesmo aos que “se sentem excluídos” a quem “a Igreja procura ter um lugar especial”.

A nova equipa do pré-seminário da diocese inclui agora leigos e casais, uma reestruturação adaptada aos próprios candidatos que “são diferentes”.

“Traz uma maior valência no sentido de observação do mundo, dos caminhos das pessoas, da sociedade, do estilo de viver nos sentimentos, nos afetos que são de facto necessários para o padre de sempre mas também de hoje”, desenvolve.

Outra atividade que a diocese promove, “há alguns anos”, é o retiro popular que pretende chegar a todas as pessoas e convidá-las à reflexão e ao “compromisso na própria vida”.

“As comunidades são chamadas a reunirem-se em células constituídos na paróquia ou entre vizinhos/amigos em casa, numa sala da Igreja, e fazem a aproximação ao Evangelho com uma leitura, interpretação e meditação muito simples”, explica o padre Rui Marto.

LS/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR