Leiria-Fátima: Formação Permanente do Clero é essencial para acompanhar «evolução das sociedades»

Leiria, 13 fev 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima promoveu nas últimas semanas de janeiro, no Turcifal, dois turnos da formação permanente do clero de Leiria-Fátima, em que participaram 64 padres e o bispo diocesano.

A formação é essencial “no mundo de hoje, em que toda a gente destaca a importância da formação atualizada em todos os domínios, para que se possa acompanhar a rápida e constante evolução das sociedades”, por isso “é preciso saber conjugar a formação inicial com a prática do exercício do ministério num mundo que não parou e nos confronta com realidades diversas e novos desafios” adianta à mais recente edição do jornal ‘Presente’ o padre Adelino Guarda, responsável pelo Serviço de Apoio ao Clero, que coordena esta formação permanente.

Nos últimos anos, optou-se pela deslocação da formação para uma zona mais distante e fora da diocese, de forma a “permitir uma dedicação exclusiva dos participantes”, acrescenta o padre Adelino Guarda, explicando que “os dois turnos servem precisamente para possibilitar a ida de todos, ficando uns a assegurar o trabalho nas respetivas vigararias enquanto os outros estão ausentes”.

“A formação também resulta do próprio ambiente que se cria, do convívio entre os padres fora do seu ambiente normal de trabalho, em que a comunhão em presbitério se desenvolve e torna mais viva”, acrescenta.

“É um momento particular e muito belo de comunhão do presbitério, com tempo, com ocasiões de convívio e de lazer, de vida espiritual e de oração em comum”, refere por sua vez D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, também em entrevista ao semanário diocesano.

Este ano, o tema das jornadas de formação do clero foi ‘Viver e pensar a família. Olhares a partir do diálogo fé e cultura’, apresentado em seis sessões por Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, contando ainda com a presença com alguns membros do Departamento de Pastoral Familiar e dos movimentos das Equipas de Nossa Senhora e dos Centros de Preparação para o Matrimónio que falaram dos “desafios e oportunidades” da pastoral pré-matrimonial e familiar”.

“É sempre importante a formação doutrinal, que foi numa linha antropológica, de valorização da dimensão afetiva e vocacional da família, mas mais ainda é a sua aplicação prática, seja na preparação para o Matrimónio, seja no apoio pastoral contínuo aos casais e às famílias que procuram na pessoa de Cristo uma luz para a sua vida concreta”, conclui D. António Marto.

Outro tema tratado nesta formação permanente do clero da Diocese de Leiria-Fátima foi o “dos riscos e perigos que obrigam ao olhar vigilante sobre o património cultural na Diocese”, com a presença do arquiteto Humberto Dias, um dos membros da equipa multidisciplinar do Departamento Diocesano do Património Cultural.

MD

Partilhar:
Scroll to Top