Leiria-Fátima, 23 nov 2024 (Ecclesia) – O padre Ramiro Pereira Portela faleceu aos 89 anos, na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, anunciou hoje esta diocese.
“Na celebração da solenidade do Senhor, Rei do Universo, ele foi unir-se Àquele que tudo domina e conduz, para libertar de todas as fragilidade e angústias, até da morte”, escreveu o bispo diocesano, na nota enviada à Agência Ecclesia.
“Que o Senhor, que o Padre Ramiro serviu, na sua Igreja, o acolha misericordioso na sua casa, e lhe conceda a plenitude da sua luz e do seu amor que tudo recria”, expressou.
D. José Ornelas saúda e agradece, particularmente aos membros da família, do presbitério da diocese, à “comunidade da Casa do Clero e quantos beneficiaram do ministério que o Padre Ramiro exerceu, em comunhão com Cristo Bom Pastor”.
A Diocese de Leiria-Fátima informa que o cardeal D. António Marto vai presidir às exéquias que se vão realizar na segunda-feira, pelas 10h, na igreja paroquial de Meirinhas.
Já na próxima sexta-feira, o bispo D. José Ornelas celebra uma Missa de sufrágio pelo padre Ramiro, que acontece pelas 20h30, na mesma igreja.
Nascido em outubro de 1935, o padre Ramiro Pereira Portela foi ordenado sacerdote com 25 anos, a 15 de agosto de 1961.
Segundo a Diocese de Leiria-Fátima, em 2015, o sacerdote foi homenageado pela estadia como pároco de Aljubarrota ao longo de 50 anos.
LJ