Leiria, 30 ago 2021 (Ecclesia) – O padre Fernando de Oliveira Jorge faleceu aos 90 anos de idade, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia desde junho de 2006, informa a Diocese de Leiria-Fátima.
“A Diocese de Leiria-Fátima apresenta as suas sentidas condolências à família do sacerdote. Manifesta também à Casa do Clero, ao seu médico e a todas as suas colaboradoras reconhecimento e gratidão pela dedicação, paciência e competência com que acompanham e cuidam de todos os residentes e, em particular, por todo o serviço prestado ao padre Fernando”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo da diocese, cardeal D. António Marto, presidiu à celebração das exéquias, este domingo, na igreja paroquial do Olival; O padre Fernando de Oliveira Jorge faleceu aos 90 anos de idade, na sexta-feira, 27 de agosto, na Casa do Clero.
“Ao mesmo tempo que confiamos à misericórdia de Deus e lhe agradecemos a vida, vocação e serviço pastoral deste Seu Ministro, imploramos o dom de novas vocações sacerdotais para esta Igreja”, acrescenta a Diocese de Leiria-Fátima.
O padre Fernando de Oliveira nasceu a 4 de junho de 1931, no Olival (Ourém), filho de Manuel Jorge Alves de Oliveira e de Maria Antunes Fernandes, entrou para o Seminário de Leiria, em 1943, e foi ordenado presbítero a 17 de dezembro de 1955, na catedral.
A diocese destaca que foi “um pastor dedicado ao serviço da Igreja”, nas várias missões que lhe foram confiadas, e que devido às doenças e outras situações pessoais, “a sua vida foi muito marcada pelo sofrimento” mas no Santuário de Fátima, onde foi capelão de 1983 até 2006, “encontrou uma nova alegria de viver a sua vocação sacerdotal”.
CB