Leiria-Fátima: Faleceu o cónego Luciano Coelho Cristino, investigador da História de Fátima

Sacerdote coordenou a publicação da documentação sobre as aparições na Cova da Iria

Fátima, 28 nov 2025 (Ecclesia) – Faleceu esta sexta-feira, na Casa Sacerdotal da Diocese de Leiria-Fátima, aos 87 anos de idade, o cónego Luciano Coelho Cristino, investigador e responsável pela edição da “Documentação Crítica de Fátima”, em 15 volumes.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Leiria-Fátima afirma que “Fátima mereceu especial lugar” na atividade do cónego Luciano Cristino “como historiador, investigador, arquivista e capelão” do Santuário de Fátima.

Entre 1974 e 2013, o teólogo e historiador investigou as Aparições em Fátima, tendo sido mandatado pelos bispos de Leria-Fátima para coordenar a edição da “Documentação Crítica de Fátima” (1917-1930), publicada em 15 tomos, assim como a publicação de uma vasta “Seleção de Documentos”, relativos ao mesmo período.

“Em 2013, atingidos os 75 anos, foi dispensado, a seu pedido, da direção do Serviço de Estudos e Difusão (SED) relativamente a Fátima, continuando capelão do Santuário”, afirmou.

O padre Luciano Cristino, ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1962, nasceu na freguesia de Maceira, na Diocese de Leiria-Fátima, no dia 26 de setembro de 1938, ingressou no Seminário de Leiria uma década depois, tendo concluído o curso em 1962.

Licenciado em História, em 1975, o cónego Luciano Cristino completou o Curso de Bibliotecários e Arquivistas, em 1977, e, um ano após a ordenação sacerdotal, foi enviado para Roma para fazer o doutoramento, matriculando-se na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde se licenciou em Teologia Dogmática em 1964 e em História Eclesiástica em 1967.

“Concluídos os estudos em Roma, regressou à diocese e foi nomeado professor e prefeito do Seminário de Leiria”, acrescenta o comunicado, lembrando a docência universitária do padre Luciano Cristino, entre Leiria e Coimbra.

“Aproveitando o tempo disponível que a formação dos alunos e as aulas lhe permitiam, matriculou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu Licenciatura em História em 1975 e completou o Curso de Bibliotecários e Arquivistas em 1977”, acrescenta o comunicado.

Após a investigação e a publicação sobre Fátima, a que se seguiu o trabalho como capelão do Santuário, em 2021, por motivos de saúde, passou a residir na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde veio a falecer a 28 de novembro de 2025.

PR

Partilhar:
Scroll to Top