Leiria, 18 jan 2023 (Ecclesia) – O cónego Américo Ferreira faleceu aos 89 anos de idade, esta terça-feira, dia 17 de janeiro, no Hospital da Universidade de Coimbra, onde foi internado na passada semana, informa a Diocese de Leiria-Fátima.
A celebração exequial, esta quinta-feira, dia 19 de janeiro, vai presidida pelo bispo D. José Ornelas, às 11h30, na Sé de Leiria; depois, é celebrada uma Missa na igreja de Vermoil, às 15h00, seguindo-se o funeral no cemitério local, informa a Diocese de Leiria-Fátima numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O velório do cónego Américo Ferreira começa hoje, na igreja do Seminário de Leiria, a partir das 18h00.
“Foi um homem de trato muito cordial e de boa disposição, a quem agradava cultivar a amizade e a convivialidade. Por onde passou, deixou marcas inesquecíveis da sua relação, sensibilidade, entrega e qualidade do seu serviço e das suas palavras. A Igreja de Leiria-Fátima encontrou nele um generoso e dedicado ministro sagrado, polifacetado, com uma marca cultural indelével quer na escrita quer nas intervenções no património cultural diocesano.”
O sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima nasceu em Vermoil, a 25 de janeiro de 1933, entrou para o Seminário de Leiria, em 1945, e concluiu o curso de Teologia, em 1956; foi ordenado presbítero a 12 de agosto de 1956, por D. João Pereira Venâncio, na catedral diocesana.
O cónego Américo Ferreira foi pároco, capelão militar, professor de religião e moral católica, fez parte da equipa formadora do Seminário de Leiria, como prefeito e professor, onde também foi reitor; De 1979 a 1982, concluiu o doutoramento em teologia, com a tese “A Eclesiologia de Francisco Carreira”, na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha).
Num longo percurso de “dedicação ao serviço à Igreja”, na Diocese de Leiria-Fátima, o sacerdote foi também juiz do Tribunal Eclesiástico, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano, diretor da revista “Leiria-Fátima – órgão oficial da Diocese”, membro das Comissões do Inventário Artístico, do Museu da Diocese de Leiria-Fátima e de Arte e Património Cultural.
A diocese assinala também que pela “qualidade do seu serviço e obra”, o cónego Américo Ferreira recebeu várias distinções, como um louvor no serviço militar, o galardão do Município de Leiria, em 1987, e a medalha de prata de mérito municipal de Pombal, em 2006.
CB