Leiria-Fátima: Diocese incluiu Sínodo dos Bispos e Jornada Mundial da Juventude no plano pastoral, até 2023

«Os tempos atuais reclamam pastores zelosos e criativos que saibam desenvolver a sua atividade no âmbito da corresponsabilidade e cooperação eclesial» – D. António Marto

Fátima, 07 jul 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima definiu os objetivos e atividades para o novo ano pastoral e o plano diocesano aumentado até 2023, no contexto das limitações da pandemia, incluindo o Sínodo dos Bispos e Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Leiria-Fátima informa que o plano pastoral 2021/2022 inclui a caminhada sinodal proposta pelo Papa Francisco, que envolve também a Igrejas locais, e o itinerário de preparação para a JMJ que vai decorrer em Lisboa, no verão de 2023.

Estes dois eventos vão captar a atenção de forma especial pela sua natureza e o cardeal D. António Marto assinala que a JMJ em Lisboa “não diz respeito somente aos jovens mas, de diferentes modos, também a toda a Igreja diocesana”.

O bispo de Leiria-Fátima explicou que as iniciativas previstas para um biénio foram reprogramadas para três anos “atendendo às consequências limitadoras da atividade pastoral provocadas pela atual pandemia”.

“Parte do que estava previsto para o primeiro ano passou para o segundo, [integrou] mais uma ou outra atividade, fundiram-se dois objetivos e o número 5 foi reformulado”, indica D. António Marto, numa carta enviada aos agentes pastorais.

‘Eucaristia, comunidade cristã e missão’  é o tema do programa para o triénio pastoral 2020-2023, que tem como lema ‘Felizes os convidados para a ceia do Senhor’.

“Os tempos atuais reclamam pastores zelosos e criativos que saibam desenvolver a sua atividade no âmbito da corresponsabilidade e cooperação eclesial”, afirma o bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

A Diocese de Leiria-Fátima definiu três objetivos gerais para os próximos três anos: “Redescobrir a Eucaristia como encontro com Cristo e fonte de vida cristã; desenvolver o sentido comunitário a partir da Eucaristia” e impulsionar o testemunho e missão dos cristãos na sociedade”.

A carta pastoral ‘A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos’, do cardeal D. António Marto é o documento orientador.

Com o plano pastoral foram também divulgadas informações para a agenda diocesana, o ‘Dia da Igreja Diocesana’, a 3 de outubro, realiza-se nas paróquias e “a abertura do caminho sinodal no âmbito diocesano” é no seguinte dia 17, com “um encontro e celebração na Sé, conforme o programa a divulgar oportunamente”.

Segundo D. António Marto, os anos especiais dedicados a ‘São José’ e à ‘Família Amoris Laetitia’ “não podem ficar esquecidos e fora do empenho pastoral”, mesmo não constando do “programa diocesano deste triénio sobre a Eucaristia”.

Neste contexto, o bispo diocesano confia “especialmente” ao respetivo serviço diocesano, aos movimentos e associações de espiritualidade, à pastoral familiar e às paróquias, “o zelo por tomarem oportunas iniciativas para promover a devoção a S. José e o cuidado das famílias”, segundo a exortação apostólica ‘A alegria do Amor’, do Papa Francisco.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top