Leiria-Fátima: Diocese esclarece regras para realização de concertos nas igrejas

Critério deve ser o de «abrir a porta» unicamente a espetáculos de «música sacra ou religiosa»

Leiria, 08 abr 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima publicou uma nota sobre a realização de concertos dentro das igrejas, estipulando que todo e qualquer uso dos templos para este fim deve respeitar apenas e só a “música sacra ou religiosa”.

O comunicado, divulgado pelo vigário geral da diocese, recorda o que foi estipulado pela Congregação para o Culto Divino, que realça que “qualquer uso” de uma igreja “não deve ser contrário à santidade do lugar”.

Nesse sentido, e “no que se refere” à promoção de concertos dentro dos locais de culto, “o critério” deve ser o de “abrir a porta a um concerto de música sacra ou religiosa, e fechá-la a toda a outra espécie de música”, salienta o padre Jorge Guarda.

Apesar das paróquias e comunidades religiosas estarem a ser “solicitadas com frequência” para o acolhimento de “concertos e atuações musicais”, e da Igreja Católica “reconhecer e estimular todas as artes, “incluindo a música”, é preciso ter em conta a “legislação”, acrescenta o sacerdote.

A prioridade, reforça a Diocese de Leiria-Fátima, deve ser dada a espetáculos que “contribuam para a elevação espiritual das pessoas” 

Um esclarecimento que vai ao encontro do que a Congregação para o Culto Divino sustenta ao apontar que “ além do tipo de música permitido nas igrejas, é preciso que não se desvirtue um ambiente propício à oração pessoal e comunitária, ao silêncio e ao cultivo da dimensão espiritual”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR