Leiria-Fátima: Diocese divulga «retiro popular» da Quaresma

Título do guião é «Viver em Família com a graça de Cristo»

Leiria, 18 fev 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima deu a conhecer o guião do retiro popular para a vivência quaresmal de todos os diocesanos deste ano que tem como título “Viver em Família com a graça de Cristo”.

“D. António Marto anunciou na sua carta pastoral a edição de um guião para o retiro popular a efetuar na Quaresma”, anuncia o portal da diocese, acrescentando que “o guião apresenta seis temas para outras tantas sessões de um retiro espiritual em grupo, mediante a leitura orante da Palavra de Deus”.

A proposta é feita aos fiéis cristãos, “sobretudo às famílias, bem como a todas as “pessoas que manifestam sede de espiritualidade e desejam encontrar na Palavra de Deus ajuda para iluminar e ajudar a vivência da relação e amor na própria família”.

“Através da sua Palavra, Deus concede-nos o dom do seu Amor, que nos abre à experiência vivificante da comunhão com Ele, sólido fundamento para a vivência do amor nos casais e nas famílias”, refere D. António Marto, na apresentação do guião.

Por outro lado, “a partilha em grupo permite o enriquecimento e o estímulo mútuos, que fortalecem em cada um a sua fé, tornando-o mais capaz de a testemunhar no ambiente familiar e social”, acrescenta.

“Criados para amar”, “o amor de Deus é a fonte da vida familiar”, a “(re)descoberta do sacramento do matrimónio como sinal do amor de Cristo” , “comunhão no perdão e na caridade” , “fortalecer-se nas fragilidades”, a “oração em família” e por fim “o exemplo do próprio Jesus e do seu ensinamento aos discípulos”, são os temas presentes no guião para o retiro espiritual da Quaresma na diocese.

Os seis temas proporcionam-nos um itinerário espiritual, quase um programa de espiritualidade familiar, para aprofundar a consciência dos dons de Deus, que constituem a base da vida em casal e em família animada pela graça de Cristo recebida no sacramento do matrimónio”, sintetiza a apresentação do guião disponível no portal da diocese.

MD

Partilhar:
Scroll to Top