Leiria-Fátima: Diocese dinamiza Retiro Popular na Quaresma

Leiria, 05 fev 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima apresentou uma nova edição do Retiro Popular da Quaresma, intitulado ‘A graça da misericórdia sob o olhar de Maria’, como oportunidade de descobrir “a graça da misericórdia com que Deus cura as feridas e pecados” de cada um.

“Com o tempo e a pedagogia espiritual da Quaresma, a Igreja oferece-nos um tempo particularmente propício para cada um de nós como para as famílias e as comunidades, descobrimos a graça da misericórdia com que Deus cura as nossas feridas e pecados e nos torna aptos a sermos misericordiosos com os nossos irmãos como o Pai celeste o é para connosco”, escreve D. António Marto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, os Serviços Gerais da diocese informam que o guião apresenta seis temas, ou seja, seis encontros quaresmais: ‘Maria, cantora da misericórdia de Deus’, é o primeiro onde começam por “escutar e meditar o magnificat”; o segundo tema é ‘Humildade e confiança em Deus’, a partir da parábola sobre o fariseu e o publicano no templo; ‘Olhar que muda a vida’, remete para a história de Zaqueu.

Depois, o quarto tema é ‘A Festa do perdão’, pelo regresso do filho pródigo; o quinto recorda a bondade de Jesus com a mulher pecadora em “Perdão que renova a sua vida” e o sexto encontro ‘Maria, mãe de misericórdia’ é o momento em que “Jesus entrega a sua mãe ao discípulo amado”.

A partir do tema do Retiro Popular 2016 – ‘A graça da misericórdia sob o olhar de Maria’, o prelado observa que vão fazê-lo “ajudados pelo coração e o olhar misericordiosos da Mãe do Senhor”.

Neste contexto, D. António Marto convida os fiéis, as famílias e as comunidades a “entregar-se durante algum tempo à leitura orante da Palavra de Deus”, em grupo, e repetir tal exercício pessoalmente “pelo menos uma vez por semana, ao longo de toda a Quaresma”.

“Através da sua Palavra, Jesus fala ao nosso coração e cura-o do egoísmo, do pecado e da indiferença”, assinala o bispo diocesano.

Cada encontro foi preparado para ter cerca de uma hora que inclui momentos de oração, leitura e compreensão da Palavra de Deus, de meditação pessoal e partilhada, de canto e compromisso na mudança de vida.

Segundo a Diocese de Leiria Fátima os fiéis podem realizar cada sessão numa igreja ou sala comunitária mas também em casas particulares tendo “cuidado” com a preparação de um “ambiente acolhedor e propício ao recolhimento”.

“Alimentar e revigorar a fé, ajudar a viver melhor a relação pessoal com Deus e conduzir à experiência da beleza da fé, à comunhão fraterna, ao compromisso maduro da vida cristã, na Igreja e no mundo, e ao testemunho do amor de Deus no quotidiano”, é o objetivo desta proposta.

O guião do Retiro Popular na Quaresma 2016, da Diocese de Leiria-Fátima, inclui ainda sugestões de cânticos e orações, com destaque para a “via matris” para celebrar e reviver o “caminho doloroso de Maria no seu empenho em corresponder fielmente aos apelos de Deus”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top