Leiria-Fátima: Diocese celebrou Festa das Famílias com dia de «convívio, partilha e diversão»

Assembleia dos Centros de Preparação para o Matrimónio, atividades, jogos e uma Eucaristia em campo fizeram parte do programa

Leiria-Fátima, 03 jul 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima viveu este domingo a Festa das Famílias 2024, na Quinta do Escuteiro, na Batalha, assinalada com atividades, jogos e uma missa ao ar livre.

“Apesar deste evento não ter tido a adesão esperada para uma Festa Diocesana, alargada a todas as famílias, foi um dia de bastante convívio, partilha e diversão para os que se juntaram à festa”, destaca o Serviço Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) de Leiria-Fátima, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Organizada pelo SDPF e pelos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) da diocese, a iniciativa teve início às 09h30 com a realização da Assembleia Geral do CPM, a que se juntaram outros casais e família a partir das 11h30.

Depois de um almoço partilhado, o programa do dia contou com uma tarde de jogos em família, distribuídos por cinco postos.

No posto 1, dedicado à “cooperação”, “os membros da família compreenderam que só juntos e unidos conseguem efetuar as tarefas de casa”, indica o SDPF, que acrescenta que na estação seguinte, centrada na “atenção”, os elementos da família, de costas uns para os outros, tinham de acertar nas respostas a algumas perguntas, com o intuito de perceber “se andam a repara uns nos outros” ou estão “desatentos”.

“Conhecimento” foi o mote do posto 3, no qual os participantes foram desafiados a responder às questões uns dos outros, com o objetivo de entender se “já se conhecem o suficiente ou se têm de se conhecer melhor”.

Nas duas últimas estações, “gratidão” e “memória”, os intervenientes retiraram um objeto de uma cesta e fizeram uma oração, tendo este por base, de forma a perceberem que devem estar “gratos a Deus pelas Deus pelas coisas mais simples da vida” e foram convidados a recordar “momentos vividos em família”, porque “são estes momentos que criam memórias felizes para sempre”, refere o SDPF da diocese.

O dia chegou ao fim com uma Eucaristia, celebrada pelos assistentes diocesanos do Serviço Pastoral Familiar, padre José Augusto Rodrigues, e do CPM, padre Orlandino Bom, na Capela da Quinta, “em plena natureza e num ambiente muito familiar”.

“Nela, refletimos que Deus é fonte de vida e é na família que a vida nasce. Abraçamos essa vida quando confiamos em Jesus Cristo, nos levantamos e O seguimos no caminho que Ele nos aponta, sendo testemunho de vida para os outros casais e para as outras famílias e contagiando-os com a nossa alegria de ser cristãos”, conclui o SDPF de Leiria-Fátima.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top