Igreja: D. José Ornelas manifesta «profundo pesar», após naufrágio ao largo das praias de Leiria

Bispo de Leiria-Fátima deixa mensagem de solidariedade às famílias das vítimas

Foto: Lusa

Leiria, 03 jul 2024 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, manifestou hoje “profundo pesar”, após o naufrágio de uma embarcação ao largo da Marinha Grande, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias e amigos das vítimas.

“É com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do trágico naufrágio ocorrido ao largo da costa do concelho da Marinha Grande, entre a praia de São Pedro de Moel e a praia da Vieira, que resultou na perda de três vidas e no desaparecimento de outras três pessoas”, refere uma nota enviada pela diocese à Agência ECCLESIA.

A mensagem assinala que as pessoas atingidas pela tragédia vão ser lembradas nas orações, “para que Deus lhes conceda conforto e força para enfrentar este momento de sofrimento e perda”.

“Às 11 pessoas resgatadas com vida, expressamos a nossa esperança na sua recuperação e no seu bem-estar, e fazemos votos de que os desaparecidos sejam encontrados e possam regressar aos seus entes queridos”, acrescenta o texto.

A Diocese de Leiria-Fátima, em cujo território aconteceu o naufrágio, deixa uma mensagem de agradecimento aos “corajosos profissionais e voluntários da Autoridade Marítima Nacional, das estações salva-vidas da Nazaré e da Figueira da Foz, da Força Aérea Portuguesa, do projeto ‘SeaWatch’ e do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima”, que têm conduzido as operações de busca e salvamento “incansavelmente”.

“Neste momento de luto e reflexão, rogamos a Deus que derrame a sua paz sobre todos os afetados por esta tragédia e que lhes dê a coragem necessária”, conclui a mensagem.

A embarcação de pesca ‘Virgem Dolorosa’ seguia com 17 tripulantes e terá virado cerca das 04h30, altura em que foi dado o alerta à Polícia Marítima da Nazaré.

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o falecimento dos pescadores, numa mensagem divulgada pela Presidência da República Portuguesa.

“Esta profissão, que tanto enriquece a nossa tradição marítima, também nos recorda os riscos e desafios enfrentados por muitos dos nossos compatriotas, os quais merecem o nosso respeito e admiração”, refere o chefe de Estado.

“A perda das vidas destes valorosos homens é uma tragédia para todos nós”, acrescenta a nota de pesar, desejando também “rápida recuperação aos feridos desta trágica ocorrência”.

O presidente da República endereça “sinceras condolências” às famílias, “associando-se à dor e ao luto daqueles que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top