Bispo de Leiria-Fátima destaca trabalho pastoral do predecessor, «verdadeiro homem de Deus»
Leiria, 07 out 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima, em colaboração com o Santuário da Cova da Iria e a Prelatura da Opus Dei, promove hoje a celebração do centenário do nascimento do antigo bispo desta diocese, D. Alberto Cosme do Amaral.
“Creio que podemos dizer sem sombra de dúvida que a vida e a atividade pastoral de D. Alberto foram um “cântico de amor” a Deus e à Igreja. Foi um verdadeiro “homem de Deus”, contemplativo, de fé apaixonada e de espiritualidade sacerdotal profunda e um pastor dedicado”, escreveu D. António Marto, divulga o sítio online diocesano.
No folheto preparado para distribuição na sessão de celebração evocativa, o prelado assinala é grato como bispo de Leiria-Fátima “cumprir o dever de gratidão” para com o seu predecessor “evocando a sua memória” no centésimo aniversário do seu nascimento.
D. António Marto assinala que durante os 21 anos como bispo da diocese, D. Alberto Cosme do Amaral na sua atividade pastoral “deixou uma marca inolvidável” por uma série de iniciativas com que procurou “implementar algumas diretrizes pastorais” do Concílio Vaticano II.
As celebrações têm lugar na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, pelas 16h30, com uma intervenção do padre Augusto Pascoal, sobre a memória do prelado, e monsenhor Hugo de Azevedo faz uma apresentação de uma biografia do homenageado, da autoria de M. Fernando Silva.
Pelas 18h30, D. António Marto preside à Eucaristia na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
D. Alberto Cosme do Amaral era natural de Vila Nova de Paiva, na Diocese de Lamego, nasceu a 12 de outubro de 1916 e faleceu a 07 de outubro de 2005.
LFS/CB