A diocese de Leiria-Fátima realiza este domingo, dia 3 de Outubro, uma assembleia diocesana que contará com todos os seus sacerdotes e colaboradores da acção pastoral, quer nos serviços diocesanos quer nas diferentes comunidades eclesiais da região.
A sessão de trabalho está marcada para o Seminário de Leiria, com início às 15 horas e termo com a celebração da eucaristia, pelas 18 horas.
Uma iniciativa que inaugura o novo Ano Pastoral da diocese que, de acordo com o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, será um tempo “dedicado à caridade e à pastoral sócio-caritativa”.
O anúncio foi feito durante a celebração da solenidade da dedicação da catedral de Leiria, no mês de Julho, em que o prelado deu a conhecer os três objectivos que a comunidade católica de Leiria-Fátima se propõe alcançar: “Redescobrir a caridade como forma (estilo) de ser da existência cristã, pessoal e comunitária; desenvolver a espiritualidade da gratuidade, da disponibilidade, da partilha e do serviço aos irmãos; repensar e reorganizar os serviços sócio-caritativos nas comunidades cristãs”.
D. António Marto justificou a escolha do tema, afirmando que “a caridade e a pastoral sócio-caritativa são a expressão do amor misericordioso e libertador de Deus, o sinal mais credível para dizer quem é Deus, Deus Amor, e o que Ele quer de nós. Só a caridade salvará o mundo”.
No final de Agosto, foi publicada uma carta pastoral, onde o bispo de Leiria-Fátima aprofundou o tema e desenvolveu os objectivos principais para o novo ano pastoral da diocese.
Redacção/Pe. Jorge Guarda (Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima)