D. António Marto destaca drama das «mulheres grávidas que lutam com graves dificuldades»
Leiria, 24 mar 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima apresenta hoje no Seminário de Leiria, um novo serviço de Apoio à Maternidade em Dificuldade, integrado nos setores da pastoral social, da saúde e da família.
De acordo com o jornal ‘Presente’, o evento está marcado para as 11h00 e contará com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Esta “nova resposta social”, que vai ser coordenada pela Cáritas diocesana, surgiu a partir de uma “proposta” de uma médica obstetra, Élia Santiago, na sequência de “um estudo que detetou haver mulheres a procurar a interrupção voluntária da gravidez por não terem condições económicas para criarem o filho que estavam a gerar”.
O lançamento da referida valência já tinha sido antecipado por D. António Marto, na sua mensagem para a Quaresma intitulada ‘Redescobrir e acolher os dons de Deus’.
Nesse documento, enviado à Agência ECCLESIA, o bispo apela aos agentes pastorais e às comunidades para divulgarem ao máximo esta solução junto de quem mais precisa.
“Façamos chegar essa informação às mulheres grávidas que necessitem de ajuda para acolherem e educarem o seu filho”, escrevia o prelado.
O responsável católico apontava ainda a “cultura de indiferença” que marca a sociedade atual, e que leva por exemplo a descurar o drama das “mulheres grávidas que lutam com graves dificuldades para acolherem o seu filho” e que por isso a única alternativa que veem muitas vezes é “a interrupção da sua gravidez”.
Este novo serviço pastoral de Apoio à Maternidade em Dificuldade, da Diocese de Leiria-Fátima, reforça a necessidade de acompanhar e de ter em conta as condições pessoais, familiares, económicas e sociais das mulheres que se preparam para ser mães.
JCP