Leiria-Fátima: Diocese aposta no «Seminário em Família» e extingue pré-seminário

Leiria, 08 nov 2017 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, decidiu extinguir o pré-seminário e assumir o “Seminário em Família” como forma de acompanhar os candidatos à vida sacerdotal.

A decisão é anunciada em decreto tornado público pela página da diocese na internet, respondendo às orientações da Congregação para o Clero (Santa Sé), “relativas à formação e preparação dos fiéis chamados à vocação sacerdotal”, publicadas em dezembro de 2016.

“Havemos por bem instituir o Seminário em Família, com o objetivo de promover as vocações sacerdotais na diocese de Leiria-Fátima e acompanhar aqueles que manifestem sinais dessa vocação, preparando-os para a entrada no tempo propedêutico e seguidamente no Seminário Maior. O Seminário em Família substitui o Pré-Seminário, que agora é extinto”, escreve D. António Marto.

O diretor do “Seminário em Família” é o padre Manuel Henrique Gameiro de Jesus, que entrou imediatamente em funções, acrescenta o decreto.

O novo documento orientador da Santa Sé para a formação dos futuros sacerdotes realça, a respeito dos Seminários Menores e outras formas de acompanhamento dos adolescentes, ser “conveniente promover instituições que se mostrem adequadas para apoiar e discernir as vocações ao sacerdócio ministerial”.

“Cada Igreja local assuma esse importante compromisso de prover ao acompanhamento dos adolescentes, promovendo novas abordagens e experimentando formas pastorais criativas, a fim de ajudar e orientar o seu crescimento humano e espiritual”, propõe o Vaticano.

A ideia do “Seminário em Família” foi apresentada por D. António Marto na sua carta pastoral ‘Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã’, de 2006, sugerindo um “itinerário vocacional específico de acompanhamento, orientação e discernimento para os que se propõem entrar para o Seminário Maior em ordem ao sacerdócio”.

A Diocese de Leiria-Fátima trabalha atualmente com dois grupos: O “Grupo São Paulo”, para os que frequentam o 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade, com encontros ao sábado, uma vez por mês, no Seminário; e o “Grupo São Pedro”, para os que frequentam o 12.º ano ou o Ensino Superior, com encontros mensais que começam na sexta-feira à noite e se prolongam até domingo ao almoço.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR