Leiria-Fátima: Desafio à informatização das paróquias está a ser recebido de forma «bastante positiva»

Novo software proposto pela Diocese permite gerir e partilhar uma rede alargada de informações, desde o cartório à contabilidade

Leiria, 21 fev 2013 (Ecclesia) – Mais de metade das 75 paróquias da Diocese de Leiria-Fátima já aderiram a um programa de informatização que tem como objetivo facilitar a gestão e partilha de informação relacionada com as comunidades católicas da região. 

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, o serviço de comunicação da Igreja local adianta que depois de “uma análise aos sistemas de informatização dos cartórios e outros registos paroquiais disponíveis no mercado”, a opção recaiu sobre a plataforma “A Paróquia”. 

Esta ferramenta, desenvolvida por uma empresa especializada em programas informáticos com sede em Paços de Ferreira, permite gerir de um modo “bastante intuitivo” diversas opções, “desde o registo de cartório até à tesouraria e à contabilidade paroquiais”. 

“A própria Cúria Diocesana está também a otimizar os seus recursos para uma resposta eficaz aos pedidos que entretanto lhe serão submetidos por esta via, nomeadamente, os relacionados com os processos de batismo, matrimónio e certificação documental”, acrescenta a referida nota de imprensa. 

Depois de uma aposta inicial na “sensibilização junto dos párocos para a importância estratégica deste investimento”, que obteve uma resposta “bastante positiva”, a Diocese de Leiria-Fátima passou para a fase seguinte, de “formação” dos agentes pastorais que vão lidar com o software informático, com o apoio de responsáveis técnicos da referida empresa. 

Os criadores do programa “A Paróquia” promoveram exercícios centrados “sobretudo, na inserção dos dados de cada paroquiano em fichas individuais e do seu desenvolvimento em relações de parentesco, bem como na interligação com o tipo de participação nos serviços e estruturas da animação pastoral”. 

“O módulo de catequese foi o que mereceu uma atenção mais demorada, com a explicação de todas as suas potencialidades, desde a formação dos grupos de catequistas e das turmas de catequisandos até às diversas listagens, folhas de presenças ou calendários de sessões anuais”, salienta o gabinete de informação e comunicação diocesano, que está a acompanhar e desenvolver todo o processo de implementação deste novo serviço. 

Mais adiante, “depois de algumas semanas de experimentação”, a Diocese de Leiria-Fátima vai promover outra ação de formação, “centrada, desta feita, nos módulos de registos dos livros e de processos do expediente do cartório, bem como de tesouraria e contabilidade”.

GIC/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top