Leiria-Fátima: D. António Marto pede padres com coração em sociedade «virtual, anónima e individualista»

Cardeal presidiu a Missa Crismal, sublinhando predileção de Jesus «pelos pequenos, frágeis e afastados»

Leiria, 19 jun 2020 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima presidiu hoje à Missa Crismal com cerca de 90 sacerdotes da diocese, a quem pediu que sejam homens do “coração” numa sociedade marcada pelo isolamento.

“Numa sociedade virtual, anónima e individualista como a nossa, é fácil ser esquecido e ignorado. Mas o coração de Jesus não esquece ninguém; cada um é amado pelo Senhor e chamado pelo nome próprio”, disse D. António Marto, numa homilia divulgada pela página da diocese na internet.

O cardeal falou de uma celebração que acontece num tempo de “precariedade”, por causa da pandemia de Covid-19, que gerou “uma situação inédita”.

Na solenidade do Coração de Jesus, o responsável católico destacou que Cristo tinha uma “predileção pelos pequenos, frágeis e afastados”, o que desafia os sacerdotes.

O Senhor não cuida do seu povo com uma corporação de altos funcionários, mas através de pastores segundo o seu coração. Como pastores do povo de Deus, o Senhor chama-nos por isso mesmo a ser discípulos configurados a Cristo, Bom Pastor, cujo coração se movia em duas direções intimamente unidas: voltado para o Pai e, com o amor do Pai, voltado para o povo”.

O cardeal D. António Marto recomendou aos sacerdotes que o “ponto firme” da sua vida quotidiana seja a “profunda amizade pessoal, íntima e vital com o Senhor, cultivada na oração, na celebração, na missão apostólica, no próprio celibato vivido como entrega total.”

“Ser pastor é ter como Cristo um coração misericordioso e universal voltado para o povo, partilhando as alegrias e dores, oferecendo o dom do evangelho e curando as suas feridas com compaixão e ternura”, acrescentou.

Durante a celebração, os padres presentes renovaram as promessas da sua ordenação sacerdotal.

A Missa Crismal que é habitualmente celebrada na Quinta-Feira Santa (9 de abril, este ano) acabou por ser adiada por causa do estado de emergência que se vivia no país.

A celebração desta sexta-feira teve lugares marcados e obrigatoriedade do uso da máscara.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR