O culto de Deus não pode ser entendido como uma coisa privada e reservada apenas a momentos pontuais de adoração. A partir da Eucaristia, «o cume de toda a vida cristã», os fiéis são chamados a dar testemunho da sua fé, 24 horas por dia, na família, na sociedade, no mundo.
Este foi o desafio deixado a todos quantos participaram, em Fátima, no Congresso Eucarístico Diocesano, uma iniciativa que este ano foi dedicada ao tema «Eucaristia: Comunhão com Cristo e com os outros».
Segundo um comunicado do Apostolado da Oração, entidade organizadora do encontro, cerca de 380 pessoas, em representação de 32 paróquias da diocese de Leiria-Fátima, abordaram a Missa enquanto mistério celebrado e como fonte de toda a vida cristã.
A partir da Exortação Apostólica de Bento XVI «Sacramento da Caridade», o bispo D. António Marto, em conjunto com todos os presbíteros, consagrados e leigos da diocese, abraçaram como lema fazer da vida «um prolongamento da celebração eucarística», através da vivência coerente e plena de todos os sacramentos.
Durante o certame foi ainda revelado que a Diocese de Leiria-Fátima deverá participar no Congresso Eucaristico Internacional, marcado para a Irlanda, em Junho de 2012.