Leiria-Fátima: «Coexistência pacífica» entre Igrejas

Leiria, 24 jan 2014 (Ecclesia) – O semanário ‘Presente’, da Diocese de Leiria-Fátima, destaca na sua última edição a “coexistência pacífica” entre Igrejas na região, numa reportagem que assinala a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a decorrer até sábado.

A publicação apresenta “alguns traços da vivência interconfessional” no território da Diocese de Leiria-Fátima, com destaque para a “conversa de café” entre o padre católico Jorge Guarda e o pastor batista António Gonçalves, que acabaram por “combinar o agendamento de um encontro interconfessional de oração e reflexão, nos moldes dos que há uma década se realizavam”.

O tema da unidade dos cristãos “não está ausente das preocupações dos responsáveis religiosos das várias Igrejas existentes no território da diocese de Leiria-Fátima, sobretudo a Baptista, a Adventista e a Assembleia de Deus, todas de cariz evangélico, para além da Católica”, mas esse tema parece “ficar remetido, sobretudo, à oração que cada uma faz para que o Espírito Santo a ilumine em ordem à comunhão que não será fácil de atingir”, começa por explicar o artigo, disponibilizado na internet.

No dia a dia não há registo de “muitos momentos de encontro e de partilha, seja na oração e celebração conjuntas, seja no trabalho social que realizam, por exemplo” e regista-se uma ausência de iniciativas comuns nos anos mais recentes.

Uma constatação que o semanário diocesano Presente retira do contacto com vários padres católicos da diocese, em paróquias onde existem outras Igrejas, os quais revelam que “há uma coexistência respeitosa e pacífica, mas sem qualquer contacto”.

Alguns exemplos de encontros ecuménicos estão na zona urbana de Leiria onde ainda assim a relação entre Igrejas é “esporádica e pouco frequente”, conclui o jornal.

MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR