Leiria, 13 jan 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai participar nos encontros de formação permanente do clero este ano dedicado à história, à teologia e aos desafios pastorais desta Igreja, no Centro de Espiritualidade do Turcifal, em Torres Vedras.
A Diocese de Leiria-Fátima vai promover a jornada de formação permanente do seu clero com o tema ‘A Igreja de Leiria-Fátima: história, teologia e desafios pastorais’ em dois turnos – 16 a 20 ou de 23 a 27 de janeiro – onde “cada padre optará por um” que contam com a presença de D. António Marto.
A diocese destaca quatro conferências, nomeadamente, ‘Atual situação sócio-religiosa e cultural e seus desafios à missão da Igreja’ e ‘O percurso histórico da Diocese de Leiria-Fátima”, respetivamente pelos professores universitários Alfredo Teixeira e Saul Gomes.
O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, vai apresentar o tema ‘A Igreja particular na comunhão e missão da Igreja Católica’ e o padre Adelino Guarda a conferência ‘Desafios atuais e caminhos de pastoral para a nossa Diocese’, no Centro de Espiritualidade do Turcifal, em Torres Vedras.
Entre 16 a 20 e de 23 a 27 de janeiro, a formação do clero de Leiria-Fátima vai ter também oportunidade de assistir a diversas comunicações, como ‘O serviço de apoio à maternidade em dificuldade (SAMD): um investimento positivo ao serviço da vida’, pela sua Cáritas diocesana, ou ‘A misericórdia na vida e na ação pastoral: nova atitude após o Ano Jubilar’, com o capelão do Santuário de Fátima o padre José Nuno Silva.
No seu sítio na internet, a diocese informa ainda que do programa consta também um painel com sacerdotes de diferentes idades sobre ‘Que padres para esta Diocese, hoje?’, o programa de formação para o diaconado permanente, as normas das celebrações litúrgicas ou o restauro do órgão da Sé.
CB