D. António Marto quer fazer «memória e gratidão pelo caminho percorrido»
Leiria, 06 jun 2017 (Ecclesia) – A comemoração do centenário da restauração da Diocese de Leiria-Fátima vai marcar o plano pastoral de 2017/2018 na Igreja local.
De acordo com informações avançadas na página online da Diocese de Leiria-Fátima, e pelo jornal ‘Presente’, esta efeméride é apontada como “o acontecimento nuclear” de 2017-2018.
“Estamos ainda em plena celebração dos cem anos das Aparições de Fátima, mas está em marcha outra comemoração centenária”, pode ler-se.
Para marcar esta ocasião, o bispo de Leiria-Fátima já anunciou que vai publicar “um documento pastoral a focar a memória e gratidão pelo caminho percorrido pela Diocese”.
D. António Marto quer também destacar “a identidade da Igreja diocesana como incarnação e rosto localizado da Igreja do Senhor” e definir “orientações para um dinamismo missionário” da Igreja Católica na região, que esteja assente “em três verbos: sair, escutar e festejar”.
A Diocese de Leiria-Fátima foi criada pelo Papa Paulo II, a pedido do rei D. João III, a 22 de maio de 1545.
Mais tarde foi extinta, a 4 de setembro de 1882, por motivos políticos, e depois restaurada pelo Papa Bento XV no dia 17 de janeiro de 1918.
No entanto, só mais tarde, a 13 de maio de 1984, por decreto da Congregação para os Bispos, é que recebeu a atual denominação de ‘Diocese de Leiria-Fátima’.
A celebração do “ano jubilar” do centenário da diocese vai começar com a realização de uma assembleia diocesana no dia 8 de outubro de 2017.
Uma iniciativa para a qual estão “convidados todos os fiéis, especialmente os que estão mais diretamente envolvidos nos diversos sectores da pastoral”.
Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2018, por serem “o fim de semana mais próximo da data do centenário”, vai ter lugar um “concerto” comemorativo (sábado, às 21h00) e uma missa solene de ação de graças (domingo às 16h00), os dois eventos na Sé de Leiria.
O programa do próximo ano pastoral não vai esquecer também a data da fundação da Diocese de Leiria-Fátima, 22 de maio de 1545, que será assinalada com a promoção de “um congresso histórico nos dias 18 e 19 de maio de 2018”.
JCP