Leiria, 29 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima destacou hoje a necessidade de proximidade entre os padres e os membros da comunidade católica, falando na Missa Crismal com que se iniciaram as celebrações de Quinta-feira Santa.
“A proximidade, o encontro, a simplicidade, o diálogo, o acompanhamento, a escuta, a compaixão, a misericórdia sejam o nosso método missionário para fazer chegar a todos a Boa Notícia, a alegria do Evangelho que é Cristo”, disse D. António Marto.
Na Missa Crismal, que reúne o clero em volta do bispo diocesano, o responsável desafiou os padres a resistir “à tentação do mundanismo, isto é, da autorreferencialidade e autossuficiência, do narcisismo, do comodismo, do clericalismo”.
Dirigindo-se, de forma especial aos mais de uma centena de padres presentes, o bispo de Leiria-Fátima defendeu uma “conversão intelectual” para “ler e avaliar os sinais dos tempos” sem “ceder ao pessimismo estéril”.
Na Missa Crismal, todos os padres renovam os compromissos que assumiram na sua ordenação e são benzidos, todos os anos, os Santos Óleos que os sacerdotes levam depois para as respetivas comunidades, para uso nas celebrações.
OC