Leiria-Fátima: Bispo realça papel social do padre

D. António Marto convoca clero a ir «ao encontro do mundo»

Leiria, 05 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima lembrou hoje palavras do Papa João Paulo II para dizer aos padres que o “sacerdócio é um sacramento social”.

D. António Marto afirmou que cada “sacerdote é escolhido dentre os homens e constituído para o bem dos homens” e deve ser  “sentinela da humanidade e dignidade do homem”. 

“É um serviço grande e fundamental em relação a cada pessoa e ao mundo pois toca as raízes da existência humana sobre a terra”, acrescentou, na homilia da Missa Crismal desta Quinta-feira Santa, que reuniu os padres da diocese.

O bispo de Leiria-Fátima afirmou que “o sacerdote não deve estar fechado no perímetro do templo”, mas “ir ao encontro do mundo”.

Neste contexto D. António Marto disse aos padres ser necessário “ver a perda de memória” cristã,  “lutar contra a “desmemorização” e fazer frente à “cultura do vazio de ideais e valores”, sem renunciar à “peculiar identidade de sacerdote”.

“A presença e a missão dos cristãos no mundo requerem porém que sejamos capazes de sair de nós mesmos e de estabelecer pontes e criar laços com a sociedade”, realçou.

Durante a celebração, na Sé de Leiria, foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, os quais são levados posteriormente para todas as paróquias, onde são utilizados na celebração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Doentes.

 Os  padres presentes renovaram as promessas feitas na sua ordenação sacerdotal e D. António Marto pediu-lhes um “sim de entrega inteira, sem reservas”.

 SN/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR