Leiria-Fátima: Bispo preside a missa evocativa do padroeiro da diocese

Leiria, 28 ago 2012 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima preside hoje à missa evocativa de Santo Agostinho, um dos padroeiros da diocese, no dia em que a Igreja Católica lembra o Doutor da Igreja de origem africana.

D. António Marto celebra a eucaristia na igreja de Santo Agostinho, em Leiria, às 21h00, revela uma nota da diocese enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Hipona foi adotado como padroeiro em 1918, aquando da restauração da diocese, escolha motivada pelo facto de Leiria ter sido vigararia do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho, entre os séculos XII e XVI.

D. António Marto convida todos os fiéis a participarem na missa, sobretudo os “mais empenhados” na vida da diocese, como sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos ligados aos serviços e conselhos diocesanos, movimentos e associações, adianta a nota.

O vigário-geral da diocese enviou uma carta aos principais responsáveis dos organismos onde sublinha que a celebração “contribui para exprimir e alimentar a comunhão na mesma fé e a consciência de pertencer ao mesmo corpo de Cristo, à comunidade diocesana”.

A missa constitui ainda uma oportunidade para “aprofundar a identificação com o santo padroeiro”, “conhecer melhor o seu carisma e a herança espiritual e doutrinal” e rezar pela sua intercessão junto de Deus, acentua o padre Jorge Guarda.

A Diocese tem como copadroeira, desde 1962, Nossa Senhora de Fátima.

Santo Agostinho é também assinalado na Diocese de Coimbra, de que é padroeiro, na de Lamego, em virtude de ser padroeiro secundário, e nas de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

O Doutor da Igreja, cuja mãe, Santa Mónica, é recordada no dia anterior, 27 de agosto, é igualmente evocado pela Ordem Agostiniana e pelas de São João de Deus e São Domingos.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top