Leiria-Fátima: Bispo pede «criatividade, inovação e solidariedade» para responder à crise

D. António Marto sublinha importância do comércio local para a economia e a vida na cidade

Leiria, 06 mar 2013 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima pediu aos comerciantes e instituições públicas, incluindo o poder local, para responderem “aos novos desafios e à crise com criatividade, inovação e solidariedade, numa cooperação frutuosa”.

O apelo de D. António Marto foi feito este sábado, durante um encontro com meia centena de comerciantes de Leiria, no âmbito da visita pastoral à cidade, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Para o prelado os profissionais do comércio, merecedores de uma “justa homenagem”, são “colaboradores de Deus no projeto da criação e de tornar o mundo melhor, mais fraterno e justo”.

D. António Marto considera que o “comércio e os comerciantes têm um papel relevante no aspeto económico, social e cultural” ao contribuírem para “a geração de emprego, a distribuição de bens úteis aos cidadãos e a criação de riqueza”.

Os estabelecimentos tradicionais, referiu constituem também “um espaço de conversa e de convívio”, onde se pode encontrar “acolhimento, escuta, companhia, compreensão, informações úteis ou até preciosas e, para alguns, porventura, remédio para a solidão”.

Depois de valorizar o “ponto de vista estético” valorizado pelas montras, o prelado sublinhou que a “arte com que o bom comerciante trata o seu cliente” é um estímulo para “a simpatia, o calor humano, a cordialidade, a disponibilidade” entre a população.

A intervenção de D. António Marto incluiu um apelo à criação de “canais de comunicação” entre “os lugares do trabalho e os do tempo livre, entre os lugares do sofrimento e os da solidariedade e do voluntariado, entre as prisões e a chamada ‘sociedade de bem’, entre as instituições culturais e a gente comum, entre os marginalizados, os sem abrigo e aqueles que são ricos de relações e de abrigo”.

LMF/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top