Em cinco anos D. António Marto passou por mais de 70 paróquias para «encorajar» as pessoas a «um encontro renovado com Cristo»
Leiria, 01 mar 2013 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima encerra a sua viagem pastoral por todas as paróquias da Diocese com uma visita às comunidades católicas da cidade do Lis entre hoje e domingo e de 7 a 10 de março.
Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo gabinete de informação e comunicação da Igreja local, D. António Marto termina desta forma um “programa extenso”, iniciado há cinco anos, que teve como objetivos “encorajar” as populações a “um renovado encontro com Cristo” e ajudá-las “a redescobrir a beleza e a alegria da fé e da vocação cristã”.
O prelado procurou também “valorizar o sentido de corresponsabilidade” de todas as nove vigararias e 74 paróquias por onde passou, “revitalizando os organismos de participação (conselho pastoral e conselho económico) e os ministérios nos vários setores da pastoral”.
Num périplo que culmina no Ano da Fé que a Igreja Católica está a assinalar até novembro, o bispo de Leiria-Fátima apostou na “comunhão eclesial, para fortalecer a experiência da fraternidade cristã” em todos os pontos da Diocese e desafiou as pessoas para a missão no meio da sociedade, através do testemunho e da evangelização.
Em cada localidade, D. António Marto afirmou-se como “peregrino” que veio “para estar olhos nos olhos e coração com o coração de cada um” dos fiéis e também com as forças vivas do território.
Na sua visita pastoral a Leiria, o responsável católico vai dar corpo a esse lema, encontrando-se com os responsáveis políticos da cidade, com profissionais da saúde, “com o mundo do comércio”, visitando escolas, conversando com crianças, adolescentes e jovens, levando força aos mais idosos, encorajando as instituições sociais e religiosas, os movimentos e grupos pastorais da região.
O calendário, repartido em duas semanas, prevê ainda encontros com casais e famílias, com reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Leiria e a realização de uma assembleia paroquial, no Centro Pastoral da Sé.
GIC/JCP