Leiria-Fátima: Bispo assinala «muitas boas ações sem publicidade» no Ano Santo da Misericórdia

Conselho Presbiteral avaliou Jubileu e falou sobre o «desafio das dificuldades» dos padres

Leira, 18 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima presidiu à reunião do Conselho Presbiteral que teve como temas principais a avaliação do Ano Santo da Misericórdia e o “desafio das dificuldades” diárias dos sacerdotes.

No sítio online da Diocese de Leiria-Fátima informa que D. António Marto disse que “o crescimento e a renovação da Igreja faz-se a partir de Deus e da relação íntima com Ele”.

O prelado assinalou que no Ano Santo da Misericórdia houe “muitas boas ações” que decorreram “sem dar nas vistas e sem publicidade, ficam no silêncio”.

“Precisamos de viver da misericórdia”, conclui o bispo de Leiria-Fátima incentivando à responsabilidade que cada um tem no “cuidado de si próprio” e na atenção e ajuda aos outros.

Os padres referiram-se às principais atividades dinamizadas no Jubileu: as peregrinações à Sé de Leiria ou ao Santuário de Fátima; as ações de sensibilização e de formação dedicadas ao tema do Ano Santo que termina este domingo.

Quando à prática da misericórdia e serviços que a exprimem, a reunião do Conselho Presbiteral destacou, entre outros, “o esclarecimento a pessoas com dúvidas sobre a validade do seu matrimónio, a proximidade em relação a mulheres envolvidas na prostituição para lhes dar ajuda”.

O outro ponto de agenda, na reunião de 15 de novembro, foi o “desafio das dificuldades” diárias dos sacerdotes a nível pessoal e pastoral.

“O desafio é manter uma vida espiritual ordenada e fazê-la crescer, saber equilibrar as várias vertentes da própria vida, cultivar amizades, procurar colaboradores e confiar neles”, divulga a Diocese de Leiria-Fátima, adiantando que foi sugerido fazer um inquérito a cada sacerdote sobre essa questão, conduzido pelo Serviço de Apoio ao Clero.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR