Leiria-Fátima: Abril será mês de oração pelas vocações

O Serviço de Animação Vocacional propõe aos fiéis, famílias e comunidades da Diocese de Leiria-Fátima, como nos anos passados, que vivam todos os dias de Abril como “Mês de oração pelas vocações”. A oração “ao Senhor da messe para que mande operários para a sua messe” (Mt 9,38) ganhará assim uma expressão viva, intensa e significativa. O projecto é que cada comunidade, paroquial ou de vida religiosa, se inscreva assumindo um dia e organize, segundo o seu entendimento e possibilidades, um tempo dedicado à oração pelas vocações. Deste modo, contribuirá para que cresça nos fiéis a consciência da urgência e importância das vocações e de que estas são dons que a todos dizem respeito.

Deixamos algumas sugestões para tal momento de oração: Que seja um tempo de, pelo menos, uma hora, dedicado, totalmente ou em parte, à adoração ao Santíssimo Sacramento; procure-se divulgar a iniciativa localmente, por forma a que outras pessoas possam também participar; no caso em que haja comunidades próximas (religiosas ou paroquiais) que coincidam no mesmo dia, considerem a oportunidade de fazer a oração em conjunto. Seria particularmente interessante que se organizassem encontros entre alguma comunidade religiosa e uma comunidade paroquial; no caso de alguma comunidade necessitar de um guião para a oração, pode solicitá-lo ao Serviço Diocesano de Animação Vocacional.

Os responsáveis podem inscrever a sua comunidade ou grupo junto do Padre Vítor Pinto (Seminário Coração de Maria, Av. Beato Nuno, 291, 2495-401 Fátima; tel. 249 53 11 69; e-mail: vitorpp@gmail.com ), da Irmã Ir. Maria Goretti (Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora das Dores, Rua Francisco Marto, Ap 20,  2496-908 Fátima; tel. 249 53 92 20; e-mail: goretti1958@hotmail.com ) ou: Ir. Maria Isabel Tavares Semedo (Rua São João Eudes, 103, Lt 2, 2495-456 Fátima; tel. 249 53 84 70 – 96 12 55 484; e-mail: tavaisabel@gmail.com ).

Com a presente iniciativa correspondemos ao apelo do nosso bispo D. António Marto: “Faço um sentido apelo a toda a Diocese e a todas as comunidades e movimentos para dar vida a uma Grande Oração pelas Vocações: uma oração vivida com intensa confiança e perseverança, capaz de envolver pessoalmente todos os membros do povo de Deus e a realizar com oportunas modalidades comunitárias, de modo programado e calendarizado ao longo do ano e não episódico ou pontual”.

A oração é o grande ambiente em que Deus manifesta a sua ternura pelos homens e dirige o chamamento a cada um, para viver na amizade com Ele e lhe confiar uma missão no mundo, que concretiza a sua vocação pessoal.

Pe. Jorge Guarda, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional

Partilhar:
Scroll to Top