Leiria: Família é uma das prioridades pastorais

A família foi eleita como “um tema principal” devido “à viragem epocal”, revelou à Agência ECCLESIA D. António Marto.

Leiria, 05 out 2013 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima considera que o “carisma próprio” da sua diocese é ter sido destinatária de “guardar uma mensagem que veio do céu á terra” para a Igreja e para a humanidade.

Depois de uma visita a todas as paróquias da diocese, D. António Marto realçou à Agência ECCLESIA que esta é “talvez a mais pequena de Portugal”, mas com uma “densidade populacional significativa”.

O Santuário de Fátima, localizado na diocese, é uma espécie “de oásis espiritual” onde afluem cerca de 5 milhões de peregrinos por ano, sublinhou D. António Marto.

Nas conversas que teve com os diocesanos nas visitas pastorais, o prelado costumava dizer aos cristãos que “estava como peregrino, o que é diferente de um turista”.

Depois da “experiência rica” que foi a visita às paróquias, o bispo de Leiria-Fátima revela que a “semente foi lançada”, agora é preciso esperar para “ver se ela cresce e dá frutos”.

Recentemente, D. António Marto publicou a carta pastoral para o biénio 2013-2015, sob o título “A beleza e a alegria de viver em família” que será divulgada na assembleia diocesana, a realizar na tarde deste domingo, na Sé de Leiria.

O documento surgiu depois da consulta aos órgãos de corresponsabilidade da diocese onde se verificou que era “necessário prestar uma atenção pastoral urgente, a dois temas, dois problemas, família e juventude”, disse.

“A família foi eleita como um tema principal” devido “à viragem epocal” que traz “sempre consigo uma crise”, salientou o prelado.

No meio da crise socioeconómica que se vive em Portugal e na Europa, D. António Marto revela que esta “evidencia o papel insubstituível da família, como primeiro suporte de apoio àqueles que se encontram” mais fragilizados.

LS/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top