Leiria: Faleceu o Padre Miguel Sapata Ramalho

Leiria, 28 jan 2021 (Ecclesia) – O Padre Miguel Sapata Ramalho faleceu hoje aos 88 anos de idade, na cidade de Lisboa, onde residia, informou a Diocese de Leiria-Fátima, em comunicado.

O sacerdote era natural de Cavadinha, freguesia de Urqueira (Ourém), onde nasceu a 29 de maio de 1932; natural da Diocese de Leiria-Fátima, onde foi ordenado sacerdote em 1956, estava incardinado na Diocese de Setúbal.

No seu ministério sacerdotal passou pela Marinha Grande, Vermoil, Sé de Leiria, Angola e Moçambique (1961-1971) e  Monte Redondo (1971-1975), antes de trabalhar para o Patriarcado de Lisboa.

“Com a criação da Diocese de Setúbal, incardinou-se nesta, em 1978, tendo sido pároco da Baixa da Banheira e posteriormente de Sesimbra (1981-1997); exerceu ainda o múnus de Diretor do Apostolado da Oração e da Pastoral do Turismo”, indica a nota divulgada online.

Em 1978, escreveu e publicou o livro, “A Esperança Cristológica na América Latina”, sobre a teologia da libertação de Leonardo Boff.

“À Diocese de Setúbal, apresentamos as nossas sentidas condolências pela partida deste padre do seu presbitério. Agradecemos a Deus por este Seu filho e sacerdote e confiamo-lo à misericórdia divina”, refere o padre Jorge Guarda, vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima.

OC

Partilhar:
Scroll to Top