Fátima, Santarém, 30 jan 2012 (Ecclesia) – O clero da diocese de Leiria-Fátima reuniu-se para duas sessões de formação sobre o tema ‘Fátima: acontecimento, teologia e pastoral’, revelou hoje a sala de imprensa do Santuário.
62 sacerdotes e o seu bispo diocesano, D. António Marto, marcaram presença na iniciativa organizada pelo Serviço de Apoio ao Clero, que decorreu no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, Guarda.
“Na nossa diocese estamos a concluir o projeto pastoral, neste último biénio voltado para a missão e o testemunho da Igreja e dos cristãos no mundo”, explica o padre Adelino Guarda, diretor do Serviço de Apoio ao Clero.
Segundo este responsável, “porque se aproxima o centenário das aparições de Fátima [2017] e por sugestão apresentada por alguns sacerdotes nas últimas formações”, esta foi a temática central escolhida para esta edição.
Nos dois turnos, o padre Cristiano Saraiva, capelão e administrador do Santuário de Fátima, apresentou o itinerário temático e celebrativo do centenário, numa conferência que intitulou ‘Centenário das Aparições: o meu Imaculado coração será o teu refúgio’.
Numa segunda exposição, que designou ‘Santuário de Fátima: estatuto e vida quotidiana’, deu a conhecer os Estatutos e as estruturas do Santuário de Fátima na atualidade.
A reflexão teológica sobre Fátima foi orientada por Eloy Bueno de la Fuente, professor da Faculdade de Teologia do Norte de Espanha, Burgos.
O programa incluiu ainda a apresentação do curso Alpha como método de Nova Evangelização, pelo padre Jorge Santos.
No primeiro turno, a conferência final foi proferida pela Irmã Ângela Coelho, postuladora para a Causa da Canonização de Francisco e Jacinta Marto, e versou sobre ‘A causa dos Pastorinhos’.
No segundo turno, a conferência de encerramento coube ao bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto apresentou o tema ‘Atualidade da mensagem de Fátima’.
LDS/SISF/OC