Leiria, 07 ago 2012 (Ecclesia) – O Município da Marinha Grande, em Leiria, vai assinalar no dia 13 de Agosto o 83.º aniversário da capela da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, construída em honra do “milagre do sol” ocorrido em outubro de 1917 em Fátima.
Segundo uma nota do gabinete de informação e comunicação da Diocese de Leiria-Fátima, enviada hoje à Agência ECCLESIA, a efeméride vai ser assinalada através de uma missa, marcada para as 16h30.
O evento conta com a colaboração da paróquia da Marinha Grande, cujo pároco, padre Armindo Castelão, saudou o “interesse religioso e cultural” daquela data.
A capela foi mandada construir pelo poeta Afonso Lopes Vieira para a sua mulher, Helena Aboim Lopes Vieira, como reconhecimento por lhe ter sido concedida a graça de avistar, a partir da sua varanda, o “milagre do sol” ocorrido em Fátima em Outubro de 1917.
Inaugurado a 12 de Agosto de 1929, o local de culto foi dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Nessa ocasião, o poeta escreveu o hino que agora é internacionalmente conhecido como o “Avé de Fátima”, tendo assinado apenas como “um servita”.
A autarquia destaca a beleza dos elementos que compõem o monumento, sobretudo “a imagem mariana que adorna a rosácea da capela”.
GIC/JCP