Leiria, 11 mar 2013 (Ecclesia) – Os departamentos de Educação Moral e Religiosa Católica e de Português do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria uniram esforços para receber a escritora Lurdes Breda, vencedora do prémio “Mulheres de Valor”, da Associação Fernão Mendes Pinto.
Segundo uma nota da organização, enviada à Agência ECCLESIA, a autora portuguesa, que para além de se empenhar na promoção da leitura e da cultura nas escolas é também um exemplo de inclusão das pessoas portadoras de deficiência na sociedade, “foi recebida com muito entusiasmo por alunos do 1.º ciclo e pré-escolar”.
Através da sua presença, os mais novos “ficaram mais ricos e aprenderam a valorizar a diferença”, pois apesar das “inúmeras barreiras” com que se depara, por causa da sua deficiência motora, Lurdes Breda “é uma lutadora” que “não teme dificuldades, transforma-as em oportunidades”.
Natural de Montemor-o-Novo, onde reside, a escritora já foi distinguida com vários prémios literários, a nível nacional e internacional.
Entre as suas obras, estão títulos como “O misterioso falcão de jalne”, “A outra face do luar” e “O Abade João”, que aborda uma das lendas mais emblemáticas da região de Montemor, com origem no tempo da reconquista cristã dos territórios ibéricos que tinham sido perdidos para os muçulmanos, no início do século VIII.
JCP