Leigos para o Desenvolvimento «honram o passado e preparam o futuro»

Celebração dos 25 anos desta organização não-governamental de cariz católico arranca hoje, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa

Lisboa, 09 abr 2011 – Os Leigos para o Desenvolvimento (LD), organização não-governamental de cariz católico, dão hoje início às comemorações dos seus 25 anos de existência, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa.

Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, durante um ano, até abril de 2012, será posto em marcha um vasto programa de iniciativas, com o objetivo de “partilhar com ex-voluntários, parceiros e amigos estas bodas de prata”.

Por outro lado, “sensibilizar também a sociedade civil para a importância do Desenvolvimento Humano e Comunitário como fator determinante para a construção de um mundo mais justo e solidário”.

No Lumiar, a partir das 18 horas, esta sessão de lançamento do aniversário contará com a presença e testemunho de personalidades ligadas às origens da organização.

Entre os participantes, destaque para aquele que foi o primeiro Leigo para o Desenvolvimento, engenheiro Miguel Morais Sarmento; o primeiro embaixador de Portugal a contactar com os Leigos, Eugénio Anacoreta Correia; e o fundador e atual embaixador desta organização não governamental, o padre António Vaz Pinto.

Nascidos em abril de 1986, os LD têm como missão de promover o desenvolvimento integral e integrado das pessoas e comunidades de Portugal e dos países em desenvolvimento.

Ao longo dos anos, os projetos têm postos em prática a partir da ação “responsável e comprometida” de centenas de voluntários qualificados, durante um ou mais anos.

Atualmente, são 14 os elementos que se encontram no terreno, distribuídos por missões em S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor-leste.

Invocar a memória destes 25 anos, segundo os Leigos para o Desenvolvimento, é “agradecer o passado, celebrar uma história mas também preparar o futuro”.

O programa continua este domingo, a partir das 10 e e 30, na Igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa, com a celebração de uma eucaristia de  ação de graças.

 

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top