Legislativas 2025: «Usa o teu voto. Não fiques à margem», apela Departamento Nacional da Pastoral Juvenil em mensagem dirigida aos jovens

Organismo da CEP renova apelo à participação no ato eleitoral, «gesto simples, mas profundamente transformador»

Lisboa, 16 mai 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reforçou hoje o apelo à participação dos jovens nas eleições legislativas portuguesas deste domingo, assinalando a importância deste ato.

“Usa o teu voto. Não fiques à margem”, apelou Filipe Diniz, assistente do DNPJ, numa mensagem dirigida aos jovens e enviada à Agência ECCLESIA.

Segundo o responsável, “o voto é um gesto simples, mas profundamente transformador”, “é sinal de esperança ativa e de compromisso com uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”.

A juventude tem um papel insubstituível na construção do presente e do futuro. Que ninguém abdique dessa responsabilidade”, sublinhou.

O DNPJ acredita que o “voto é uma forma concreta de pôr em prática a fé, de responder aos sinais dos tempos e de dar testemunho da presença cristã no mundo”, numa “sociedade marcada pela preocupação com o cuidado da casa comum, a pobreza e a exclusão social em Portugal”.

O organismo da CEP assinala que estas são “realidades que afetam profundamente os jovens e limitam o seu acesso a condições de vida e de futuro dignas”.

“O DNPJ apela a todos os jovens para que se informem, conversem, reflitam e escolham. Que nenhum jovem católico fique indiferente ou ausente neste momento decisivo para o país”, enfatiza.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil informa que promoveu um ciclo de encontros com os representantes de várias juventudes partidárias, “promovendo o diálogo entre jovens comprometidos com diferentes projetos políticos”.

“Esta ação teve como objetivo fomentar uma cultura de participação e sublinhar que a política é também um lugar de missão, serviço e construção do bem comum”, indica.

Além disso, o organismo da CEP disponibilizou um “Guia prático católico para jovens”, versão adaptada do “Catholic Toolkit for Young Europeans”, originalmente promovido pela plataforma juvenil da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) para as Eleições Europeias de 2024.

O objetivo do “instrumento concreto de apoio à participação cívica e política dos jovens católicos em Portugal”, salienta, foi procurar “fomentar um voto consciente e refletido”.

“Este documento oferece critérios de discernimento baseados na Doutrina Social da Igreja, incentivando escolhas informadas, conscientes e coerentes com os valores cristãos”, refere o DNPJ.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top