Legislativas 2024: «Ponto de Cruz», dos Jesuítas, promove conversa centrada na economia, em Braga

Braga, 20 fev 2024 (Ecclesia) – ‘Por um país a crescer’ é o tema desta terceira conversa do ‘Ponto de Cruz’, promovida pelos Jesuítas em Portugal, esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 21h30, em Braga, na Aula Magna da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP – Braga, informa que neste encontro ‘Ponto de Cruz’ vão discutir a situação económica de Portugal, “à luz do princípio do Bem Comum”, a partir do mote ‘Por um país a crescer’, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Os intervenientes são a professora de Economia Paula Veiga Benesch (Universidade do Minho), o gestor Francisco Maia, membro da ‘Economia de Francisco’, e o padre Nélson Faria, da Companhia de Jesus, que trabalha na Rede de Mundial de Oração do Papa (RMOP), obra da Santa Sé confiada aos jesuítas.

Esta terceira conversa ‘Ponto de Cruz’, que se realiza hoje, dia 20 de fevereiro, está a ser organizada pelo Centro Académico de Braga (CAB).

O ‘Ponto SJ’, portal dos jesuítas em Portugal, numa primeira fase do ‘Ponto de Cruz’ lançou vídeos online onde explica “o que é a Doutrina Social da Igreja?”, os “quatro princípios fundamentais”: a dignidade da pessoa humana, o bem comum, a subsidiariedade e a solidariedade; agora, está a promover conversas pelo país sobre desigualdades sociais, educação, economia e participação democrática dos jovens, a partir de três dimensões, a académica, a prática e a filosófica/espiritual.

 O objetivo do portal ‘Ponto SJ’, com estas iniciativas, é ajudar os portugueses a uma reflexão e debate sobre os “problemas atuais e ajudar a pensar o futuro”, até às eleições legislativas 2024.

O presidente da República marcou eleições legislativas para 10 de março, decorrente da demissão do primeiro-ministro António Costa, a 7 de novembro de 2023 e posterior dissolução da Assembleia da República, decretada oficialmente a 15 de janeiro.

O périplo nacional de conversas do ‘Ponto de Cruz’, de 5 a 28 de fevereiro, começou no Algarve, sobre ‘desigualdades sociais’, já esteve em Lisboa, com a ‘educação’, em Braga centra-se na ‘Economia’ e vai terminar em Coimbra, no dia 28 de fevereiro, sobre ‘participação cívica e política’, às 21h30, Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN).

Esta iniciativa, sem qualquer “conotação política e partidária”, quer “contribuir para a análise do tempo presente e ajudar a projetar o futuro”, e está ainda prevista a apresentação de um manifesto com as ideias principais resultantes da reflexão.

CB

 

Entrevista: «O foco do Ponto de Cruz, mais do que discutir propostas eleitorais, é promover a reflexão e o diálogo»

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR