Legislativas 2024: EAPN Portugal pede que partidos coloquem combate à pobreza como «prioridade» nacional

Rede Europeia Anti-Pobreza lança apelo e promove encontro com responsáveis políticos

Porto, 16 fev 2024 (Ecclesia) – A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza lançou hoje um apelo aos partidos, a respeito das legislativas de 10 de março, defendendo que a luta contra a pobreza e o reforço dos direitos sociais devem ser “prioridades políticas”.

“A pobreza tem múltiplas causas e ao longo dos anos Portugal não tem conseguido atacar essas causas”, refere a ONG, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O documento refere que, em Portugal, existem mais de 1,7 milhões de pessoas que vivem com menos de 591 euros por mês.

A EAPN Portugal reitera a urgência de se “definirem e implementarem respostas estruturais que visem combater eficazmente a pobreza e promover o desenvolvimento integral das pessoas”.

Segundo a organização, é necessário “um compromisso político e social que favoreça a equidade e a coesão social”, destacando que “o combate à pobreza se concretiza nos territórios e com base nas especificidades dos mesmos

“Consideramos que é fundamental conhecer as propostas dos partidos e refletir em conjunto com outras organizações da sociedade civil nas respostas que devem ser implementadas para a melhoria das condições de vida das pessoas e para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa”, indicam os responsáveis da ONG.

O presidente da EAPN Portugal, padre Agostinho Jardim Moreira, lamenta que a pobreza tenha estado ausente dos debates eleitorais.

A organização promove um ciclo de debates sobre o tema “O Combate à Pobreza como um desígnio nacional”, que inclui a realização de um encontro com os partidos políticos que concorrem nas próximas eleições legislativas, marcado para o dia 22 de fevereiro, pelas 14h30, na Atmosfera M, em Lisboa.

O apelo e as propostas da EAPN Portugal foram enviados a todos os partidos com assento parlamentar.

A EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONG, bem como de organizações europeias ativas na luta contra a pobreza.

Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal.

OC

Partilhar:
Scroll to Top