Legislativas 2015: Jornal do Vaticano sublinha vitória em «contracorrente» da Coligação PSD/CDS-PP

«Osservatore Romano» destaca valores da abstenção e efeitos da austeridade

Cidade do Vaticano, 05 out 2015 (Ecclesia) – O jornal do Vaticano destaca na sua edição de hoje a vitória da coligação PSD/CDS-PP nas legislativas de domingo, um resultado “em contracorrente” face a outros países com políticas de austeridade na Europa.

O ‘Osservatore Romano’ sublinha, por outro lado, que a abstenção recorde (43%) mostra que “muitos eleitores, desiludidos com os políticos após uma crise que pôs o país de joelhos” preferiram “desertar das urnas”.

A coligação ganhou as eleições legislativas, ficando com 104 deputados, sem maioria absoluta, à frente do PS que garantiu 85 mandatos; o Bloco de Esquerda elegeu 19 deputados, mais dois que a CDU, e o PAN estreia-se na Assembleia da República, com um representante.

“Os analistas sublinharam que os portugueses votaram em contracorrente, não punindo – como na Grécia ou Espanha – o Governo que conduziu o país através do túnel da crise com drásticas medidas de austeridade”, assinala o artigo do jornal ‘L’Osservatore Romano’.

O quotidiano recorda ainda que desde a revolução de 1974 os executivos sem maioria absoluta têm, por norma, falhado na tentativa de concluir a legislatura.

Neste momento faltam apurar os resultados dos círculos Europa e fora da Europa, que elegem quatro deputados.

OR/OC

Partilhar:
Scroll to Top