A Legião de Maria comemora, dia 17 de Janeiro, os cinquenta anos sobre a sua fundação na diocese de Braga. No âmbito da comemoração das Bodas de Prata, foi já realizada a peregrinação nacional a Fátima, que decorreu nos dias 24 e 25 de Outubro transacto, onde foi apresentado, no Centro Apostólico Paulo VI, um pequeno filme alusivo aos cinquenta anos de existência.
Ainda no seguimento das comemorações, realizar-se-á um congresso no próximo domingo, dia 15 de Novembro, no auditório Vita (Braga), que contará com a presença de D. Jorge Ortiga.
No dia 17 de Janeiro de 2010, data concreta da fundação, está prevista uma eucaristia na cripta do Sameiro, presidida pelo arcebispo de Braga. No final haverá um convívio comemorativo, que contará com a projecção do filme sobre a história da Legião de Maria em Braga e de alguns testemunhos de legionários.
Este movimento mariano, que se compõe por um grupo de fieis que, em comunhão com a Hierarquia, procura dar o seu contributo para a Evangelização, entrou em Portugal pela mão do Pe Francisco Manuel Lopes, um sacerdote transmontano da Congregação do Espírito Santo, no ano de 1951.