Nos dias 24 e 25 de Outubro decorreu a Peregrinação Nacional da Legião de Maria a Fátima que contou com a presença de milhares de membros, vindos de todas as Dioceses do País.
Neste ano em que se comemora o 60.º aniversário da fundação da Legião de Maria em Portugal, a peregrinação foi presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e teve como lema “Com Maria, seguimos em missão” (Bento XVI).
A Peregrinação teve o seu início com um encontro no Centro Paulo VI, onde, para além de momentos de oração, de canto e de testemunhos legionários, teve um tempo de formação pelo Senhor D. Albino e uma representação cénica, por jovens legionários, sobre a memória dos primeiros tempos da Legião de Maria em Portugal, lembrando em particular o Padre Francisco Lopes, fundador em Portugal, em 31 de Maio de 1949.
O programa de sábado incluiu ainda a celebração da Missa na Igreja da Santíssima Trindade, a participação no Rosário e Procissão de Velas e a realização de uma Vigília Mariana na Basílica do Santuário durante toda a noite.
O programa de Domingo contemplou a realização da Via-Sacra, a participação no Rosário e a celebração da Missa no recinto do Santuário.
Complementarmente, teve lugar nos dias 25 e 26 de Outubro, um Encontro Nacional de Directores Espirituais da Legião de Maria, presidido pelo Senhor D. Albino, com diversos momentos de formação e de reflexão.
Jorge Cardoso