Leão XIV: Vaticano divulga calendário de celebrações do Papa em junho

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 21 mai 2025 (Ecclesia) – O Vaticano publicou hoje a agenda de celebrações do Papa Leão XIV em junho, que inclui várias Missas ligadas ao Ano Santo de 2025.

A 1 de junho, o Papa preside na Praça de São Pedro à Missa do Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos, pelas 10h30 locais (menos uma em Lisboa).

A solenidade de Pentecostes vai ser assinalada a 8 de junho com a Missa na Praça de São Pedro, também às 10h30, numa cerimónia que marca o Jubileu dos Movimentos, das Associações e das Novas Comunidades.

Um dia depois, na memória litúrgica da Virgem Maria, Mãe da Igreja, Leão XIV preside à Missa na Basílica de São Pedro, pelas 11h30, para o Jubileu da Santa Sé.

A 13 de junho decorre um consistório ordinário público (reunião de cardeais) para o voto sobre algumas causas de canonização, cujos decretos foram publicados no final do pontificado de Francisco: a Beata Maria do Carmo (Carmen Elena Rendíles Martínez), fundadora da Congregação dos Servos de Jesus, nascida a 11 de agosto de 1903 em Caracas (Venezuela), onde faleceu a 9 de maio de 1977; D. Inácio Choukrallah Maloyan, arcebispo arménio católico de Mardin, nascido a 15 de abril de 1869 em Mardin (Turquia) e falecido a 11 de junho de 1915 em Kara- Keupru (Turquia), após ter sido torturado na prisão; Peter To Rot, catequista leigo, nascido em 1912 em Rakunai (Papua Nova Guiné) e morto em julho de 1945, às mãos das forças japonesas; José Gregorio Hernández (1864-1919), médico venezuelano conhecido pela sua dedicação aos pobres; o padre Bartolo Longo(1841-1926), italiano, conhecido como um os grandes divulgadores da oração do Rosário.

A 15 de junho, solenidade da Santíssima Trindade, o Papa preside na Praça de São Pedro à Missa do Jubileu do Desporto, pelas 10h30 locais (menos uma em Lisboa).

Na solenidade do Corpo de Deus (Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo), Leão XIV vai seguir o calendário litúrgica da Itália e deslocar-se no domingo, 22 de junho, à Basílica de São João de Latrão, onde a partir das 17h00 de Roma preside à Missa, com procissão e bênção eucarística.

Na sexta-feira seguinte, 27 de junho, solenidade do Coração de Jesus, celebra-se o Jubileu dos Sacerdotes, com Missa na praça de São Pedro, pelas 09h00.

O último compromisso anunciado é a celebração da solenidade dos Santos Pedro e Paulo, a 29 de junho, com Missa na Basílica de São Pedro, a partir das 09h30, e bênção dos pálios para os novos arcebispos metropolitas.

O atual Ano Santo, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana); teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.

OC

Partilhar:
Scroll to Top