Leão XIV: Vaticano anuncia documentário sobre as raízes da vida do Papa, nos Estados Unidos da América

santa

Cidade do Vaticano, 13 set 2025 (Ecclesia) – O Dicastério para a Comunicação (Santa Sé) anunciou que tem um novo documentário sobre o Papa, agora dedicado às suas raízes nos Estados Unidos da América, intitulado ‘Leão de Chicago’, e será lançado “em breve” nos canais do Vaticano.

“Oferecerá aos telespectadores um retrato íntimo da vida inicial do Papa Leão XIV nos Estados Unidos, começando com os testemunhos dos seus irmãos Louis e John, juntamente com inúmeras vozes, imagens e histórias contadas por aqueles que estão mais próximos do homem que, desde 8 de maio de 2025, lidera a Igreja Católica universal”, informa o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, num comunicado enviado este sábado, 13 de setembro, à Agência ECCLESIA.

‘Leo from Chicago’ [‘Leão de Chicago’, em tradução literal para português] oferece um “retrato profundo e, em muitos aspetos, inédito do Papa”, ao reconstituir a sua história e raízes na sua terra natal, os Estados Unidos da América, e vai apresentar a infância de Leão XIV, “os seus laços familiares, amizades, estudos, formação, vocação”, os primeiros passos na vida consagrada, compromisso social, “paixões desportivas e preferências gastronómicas”.

O novo documento sobre o Papa Leão XIV desenvolve-se pelos bairros de Chicago, começa na casa da família Prevost, em Dolton, “com memórias e histórias partilhadas pelos dois irmãos, Louis Martin e John”, passa pelos escritórios, escolas e paróquias que são da responsabilidade da Ordem de Santo Agostinho (OSA), os agostinianos, a União Teológica Católica, a Universidade de Villanova, nos arredores de Filadélfia.

Os jornalistas Deborah Castellano Lubov, Salvatore Cernuzio, e Felipe Herrera-Espaliat apresentam também os locais “frequentemente visitados” pelo então padre Robert Francis Prevost, como a pizzaria Aurelio’s ou o Rate Field, o estádio dos White Sox, a equipa de basebol de Chicago, e Port Charlotte, na Florida, para visitar o seu irmão mais velho.

O Dicastério para a Comunicação informa que “cerca de 30 pessoas próximas do Papa” participaram na produção e ajudaram “a traçar um retrato mais rico” de Leão XIV.

‘Leo from Chicago’ dá continuidade ao documentário ‘León de Perú’, que foi lançado em junho, e abordou os anos de missão do padre Robert Prevost nesse país sul-americano, para onde foi enviado, como religioso da Ordem de Santo Agostinho, em 1985.

O comunicado da Santa Sé informa que o documentário ‘Leão de Chicago’, que “será lançado em breve nos canais de comunicação social do Vaticano”, foi produzido pelo Dicastério para a Comunicação, em colaboração com a Arquidiocese de Chicago (EUA), e o Apostolado El Sembrador Nueva Evangelización (ESNE).

CB

Foto: Lusa/EPA

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos (Santa Sé), foi eleito como Papa, após pouco mais de 24 horas de Conclave, a 8 de maio de 2025, assumindo o nome de Leão XIV.

Robert Francis Prevost, religioso da Ordem de Santo Agostinho, foi enviado para trabalhar na missão de Chulucanas, Piura, Peru (1985-1986); em 1988 seguiu para a missão de Trujillo como diretor do projeto de formação comum para os aspirantes agostinianos dos Vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac.

Enquanto religioso foi prior de comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor (1992-1998); na Arquidiocese de Trujillo foi vigário judicial (1989-1998), professor de Direito Canónico, Patrística e Moral no Seminário Maior “São Carlos e São Marcelo”.

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Mãe do Bom Conselho (Chicago) e, dois anos e meio depois, o capítulo geral ordinário escolhe-o como responsável mundial da Ordem de Santo Agostinho, que exerceu durante 12 anos (2001-2013).

O Papa Francisco nomeou-o administrador apostólico da Diocese de Chiclayo (Peru) a 3 de novembro de 2014, elevando-o à dignidade episcopal de bispo titular da Diocese de Sufar; foi ordenado bispo a 12 de dezembro de 2014, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral da sua diocese.

Francisco nomeou-o membro da Congregação para o Clero em 2019 e membro da Congregação para os Bispos em 2020, ano em que foi designado administrador apostólico da Diocese de Callao.

Leão XIV: Vaticano apresenta documentário sobre vida do Papa como missionário (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top