Leão XIV: «Um homem de que a Igreja precisa» – D. José Ornelas

Presidente da CEP recorda contacto com o novo Papa, quando ambos eram superiores gerais das respetivas congregações

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 08 mai 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, considera que o novo Papa Leão XIV é o “homem de que a Igreja precisa”.

“Gostaria de dar graças a Deus pelo Papa que foi eleito porque penso que é um homem que a Igreja precisa”, disse D. José Ornelas à Agência ECCLESIA.

O presidente da CEP conhece “pessoalmente” o novo Papa porque foram ambos superiores gerais das respetivas congregações, ao mesmo tempo – Leão XIV dos Agostinhos e D. José Ornelas dos Dehonianos.

“Tive a ocasião de apreciar o homem que ele é, um agostinho, um missionário que escolheu o nome de Leão”, acrescenta.

O Papa Leão XIII, falecido em 1903, começou “aquilo que se poderia chamar a Doutrina Social da Igreja do mundo moderno” com as encíclicas sociais “ainda antes do Vaticano II”.

No seu primeiro discurso, o Papa Leão XIV saudou a memória do Papa Francisco e anunciou “o caminho sinodal”.

O presidente da CEP esteve também com o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost no recente Sínodo dos Bispos (2021-2024), onde fez várias intervenções.

“Penso que é o homem que a igreja precisa para continuar o caminho do Papa Francisco e estou convencido que esse é o caminho do cardeal Robert Prevost agora Leão XIV”, sublinhou D. José Ornelas.

O presidente da CEP confessou que o nome do cardeal Prevost já lhe “tinha passado muitas vezes pela cabeça” para Papa, mas ninguém falava nele, porque ele não é um homem de levantar muito a voz”

O novo pontífice, acrescenta, é “um homem consciente, bem informado e bem fundamentado naquilo que diz”.

Em relação ao pontificado de Leão XIV, D. José Ornelas pensa que “vai ter um olhar atento aos mais desfavorecidos” e “vai consolidar o caminho feito pelo Papa Francisco”.

“Este nome faz-nos sonhar com um pontificado marcado pela atenção aos mais frágeis e pela promoção da justiça social, tema bem caro à herança que nos deixa o Papa Francisco”, escreveu D. José Ornelas numa nota sobre a eleição de Leão XIV.

LFS/OC

Igreja/Portugal: Conferência Episcopal saúda eleição de Leão XIV

Partilhar:
Scroll to Top