Padre Carlos Cabecinhas expressa desejo de que novo pontífice visite Cova da Iria

Fátima, 08 mai 2025 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, reagiu hoje ao anúncio da eleição do Papa Leão XIV, acreditando que novo pontífice dará continuidade ao pontificado de Francisco.
“É a minha convicção de que este homem que tinha sido escolhido pelo Papa Francisco para tarefas dentro da Igreja, que continuará aquilo que foi o pontificado que o antecedeu, o pontificado do Papa Francisco. Um homem atento às dores e às feridas da Igreja e do mundo em que vivemos”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, numa declaração enviada à Agência ECCLESIA.
Os 133 cardeais reunidos em Conclave no Vaticano elegerem esta tarde o cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, como o novo Papa, como indicou o fumo branco que saiu da chaminé colocada sobre a Capela Sistina, pelas 18h08 locais (menos uma em Lisboa)
O padre Carlos Cabecinhas aproveitou o momento para manifestar o desejo de que Leão XIV possa visitar Fátima.
“Alguns dos cardeais de quem se falava já estiveram em Fátima. O cardeal Prevost, agora Leão XIV, não esteve e por isso o meu grande desejo é que ele possa visitar este Santuário, fazer a experiência de oração neste Santuário e experimentar aqui a força da oração dos peregrinos pelo Santo Padre”, convidou.
No início da mensagem, o reitor do Santuário de Fátima afirmou que a “Igreja alegra-se sempre com a eleição do novo Papa”.
“Há sempre uma expectativa que rodeia estes momentos de sede vacante, a expectativa em relação a quem será o eleito, quem será o escolhido. Do ponto de vista de fé, nós acreditamos que é escolhido aquele que o Senhor entende que é a pessoa oportuna para o momento de vida da Igreja e do mundo que estamos a atravessar”, referiu.
“Foi escolhido o Papa Leão XIV e por isso alegramo-nos com ele”, expressou.
De acordo com o padre Carlos Cabecinhas, “um dos aspetos fundamentais de Fátima é esta comunhão com o Papa”.
“E, por isso, o Leão XIV agora é o nosso Papa, aquele a quem estamos unidos”, assinalou.
O sucessor de Francisco foi eleito no segundo dia da reunião eleitoral iniciada esta quarta-feira, após três sessões de votos: uma na tarde de 7 de maio, uma na manhã de hoje e outra ao final da tarde.
Leão XIV, primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
LJ/OC